(Brasília) O Sindicato de Brasília promove no dia 14 de agosto (terça-feira) a próxima edição do Brasília Debate, que terá como tema Aquecimento Global e o Futuro da Humanidade. Será no Teatro dos Bancários, a partir das 19h30.
Participarão do debate o pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Afonso Nobre, um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais; Darly Henriques da Silva, coordenadora-geral de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério da Ciência e Tecnologia; e o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos.
Ex-coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), Carlos Nobre é um dos cinco cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), o grupo de pesquisa das Nações Unidas que elaborou o estudo sobre o aquecimento global, divulgado no dia 6 de abril.
Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology ), o pesquisador Carlos Nobre é conhecido internacionalmente por seus estudos que relacionam a ação antrópica na Amazônia às alterações climáticas globais. É presidente do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP, Programa Internacional da Geosfera-Biosfera). Também é membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria Ciências da Terra, e da Academia Brasileira de Ciências.
Darly Henriques da Silva possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1980), diplôme D’Etudes Aproffondies em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Conservatoire National des Arts e Métiers (CNAM), da França (1989), e doutorado em Economia pela Université de Paris I – Panthéon – Sorbonne (1994).
Darly realizou estágio de pós-doutorado no período 2002/2003 na Universidade George Washington, Washington, em Política de C&tT e Espacial. Atualmente está cedida para o Ministério da Ciência e Tecnologia, como coordenadora-geral de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia. Tem experiência em planejamento e gestão em Ciências Exatas e da Terra, em especial Física e Astronomia, e nos temas estação espacial internacional, S&T effectiveness, cooperação internacional, ciência e tecnologia em geral e política espacial.
O projeto
O Brasília Debate é um espaço que o Sindicato coloca à disposição da categoria para a discussão de idéias sobre os temas relevantes da contemporaneidade. É realizado uma vez por mês, no Teatro dos Bancários, sempre com a participação de intelectuais e personalidades de destaque da vida cultural, política, econômica e social do país.
Fonte: Seeb Brasília