Pacote de 85 bilhões de euros vai dar segurança a bancos, diz BC da Irlanda

O pacote de resgate de 85 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de países europeus para a Irlanda vai colocar o sistema bancário local em uma situação segura, avaliou o presidente do banco central irlandês, Patrick Honohan.

Ele explicou que a ajuda inclui 10 bilhões de euros que serão imediatamente usados para recapitalizar os bancos e um fundo de contingência de 25 bilhões de euros, no caso de as instituiçõs precisarem de mais recursos no futuro. Os 50 bilhões de euros restantes vão ser destinados a resolver as necessidades de financiamento do Orçamento.

Do total de 85 bilhões de euros, 17,5 bilhões de euros serão financiados pela própria Irlanda com uma reserva do Tesouro e recursos do fundo de reserva de pensões. A Europa vai entrar com 45 bilhões de euros e o FMI, com 22,5 bilhões de euros.

O diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Khan, avaliou que as autoridades irlandeses propuseram um pacote de medidas realístico e claro para restaurar o sistema bancário da Irlanda e colocar em ordem as finanças públicas.

“O plano para o sistema financeiro está baseado em dois pilares – desalavancagem e reorganização e ampla capitalização. Um enxugamento e reorganização para recuperar a viabilidade do sistema vai começar imediatamente”, disse em nota. “Ao fim do processo, um sistema bancário menor, mais robusto e mais bem capitalizado vai emergir para efetivamente servir às necessidades da economia irlandesa”, completou.

Strauss-Kahn lembrou ainda que foi desenhado um plano fiscal para equilibrar adequadamente receitas e gastos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram