Prefeitura manda Itaú recolocar segurança em agência de negócios no Recife

Depois de quatro dias de paralisação, a agência do Itaú na avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, no Recife, foi intimada pela Prefeitura a recolocar a porta de segurança com detector de metais. Os fiscais da Prefeitura visitaram a unidade nesta sexta-feira, dia 7. A agência permanece fechada pelos bancários desde terça, dia 4, por falta de segurança.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, o Itaú ainda não entrou em contato com os representantes dos bancários para negociar o problema da falta de segurança na agência. “Sendo assim, a unidade vai permanecer fechada na semana que vem. Não vamos reabri-la sem garantir, pelo menos, a presença de um vigilante”, afirma.

O problema começou quando a unidade foi transformada em agência de negócios. Desde então, funciona sem equipamentos de segurança.

“Na época da mudança, o Sindicato fez um acordo com o banco, que garantiu, pelo menos, que a vigilância seria mantida. Mas nem esse acordo o banco cumpriu”, explica Rufino, que representa o Nordeste no Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT.

A argumentação do Itaú é de que, como as agências de negócios funcionam apenas para atendimento gerencial, não exigiriam investimento em segurança. “No entanto, existem caixas de autoatendimento, que são abastecidos sempre. E a lei diz que, em locais onde haja movimentação de numerário, a presença de vigilantes é obrigatória”, explica Rufino.

Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, é inadmissível que um banco não garanta sequer a presença de um vigilante. “Hoje, até lojas pequenas tem alguém para fazer a vigilância e uma agência, onde circula dinheiro, não pode ficar sem qualquer proteção. Não vamos permitir que a unidade seja reaberta nessas condições”, diz.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram