FRANCE PRESSE
Folha.com
A ministra da Economia da Espanha, Elena Salgado, afirmou nesta quinta-feira, dia 7, que o país não corre risco de contágio depois que Portugal solicitou ajuda financeira, em entrevista à Rádio Nacional de Espanha (RNE).
“Nós não estamos, neste momento, sob nenhum risco pelo fato de Portugal ter solicitado a ajuda financeira”, declarou Salgado, descartando mais uma vez a possibilidade da Espanha, a quarta maior economia da zona euro, estar em situação parecida com a do governo lusitano.
“Nós nos separamos completamente de Portugal, somos uma economia muito maior, muito mais diversificada, com muito mais potencial. Estamos fazendo reformas importantes a um ritmo maior que Portugal”, reiterou a ministra.
PEDIDO DE AJUDA
O primeiro-ministro português, o socialista José Sócrates – que exerce seu cargo interinamente após renunciar em 23 de março -, comunicou oficialmente na noite de quarta-feira que Portugal irá pedir ajuda à Comissão Europeia devido aos problemas do país para ter acesso a financiamento.
“O governo decidiu dirigir à Comissão Europeia um pedido de ajuda financeira para garantir as condições de financiamento”, disse Sócrates em breve pronunciamento na TV.
O valor do resgate financeiro ainda não foi anunciado, mas analistas do mercado financeiro estimam que pode chegar a 80 bilhões de euros [R$ 185 bilhões].
Portugal se tornou, assim, o terceiro país da zona do euro a pedir ajuda aos parceiros europeus, após a Grécia e a Irlanda.