“Perspectivas do Sistema Financeiro Nacional” – este é o tema principal do seminário que será realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal no próximo dia 9 de junho, que contará com a participação da Contraf/CUT. Além de debates sobre as consequências da crise financeira mundial e nacional, haverá uma parte destinada especialmente para análises sobre os “Impactos sobre a Economia do DF”. A promoção do encontro é da Comissão de Economia e Finanças, atendendo a uma iniciativa da deputada distrital Erika Kokay (PT), em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília.
O objetivo do encontro é debater a realidade do sistema financeiro nacional dentro do contexto da crise financeira internacional. Desta forma, os participantes analisarão o papel dos bancos na economia, no que diz respeito ao crédito, aos juros e sua contribuição ao desenvolvimento econômico.
Segundo André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato, é de fundamental importância esse debate diante da crise do sistema financeiro internacional, que provocou polêmica sobre a necessidade de regulação da intermediação financeira nos países desenvolvidos e ‘liberais’ e sobre o papel dos governos e das instituições reguladoras e financeiras. “Defendemos um sistema financeiro que não provoque efeitos nefastos sobre a população e ajude a promover o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.
Além de parlamentares distritais e federais, como Ricardo Berzoini (bancário e presidente nacional do PT), economistas, representantes de grandes bancos públicos e privados e lideranças do empresariado nacional e local, participarão também do encontro os presidentes do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto; da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro), Carlos Cordeiro, e dirigentes do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos).