Os bancários de São Paulo, Osasco e região (Seeb São Paulo)realizam assembléia nesta segunda-feira, 29 de setembro, às 19h, na quadra dos bancários (Rua Tabatingüera, 192, Sé) para deliberar sobre paralisação de 24 horas para esta terça-feira, 30.
O Comando Nacional dos Bancários rejeitou na mesa de negociação proposta da federação dos bancos (Fenaban) de reajuste de 7,5% para os salários, pisos e demais verbas, como vale-refeição, alimentação, auxílio-creche/babá. Os trabalhadores consideram o valor insuficiente já que a inflação ficou em 7,15% no período entre setembro de 2007 e agosto de 2008 (de acordo com o INPC). A categoria quer 5% de aumento real nos salários, vale alimentação e auxílio-creche de R$ 415; e vale-refeição de R$ 17,50 por dia.
“Os bancários irão rejeitar formalmente a proposta rebaixada dos bancos que contabilizaram resultados expressivos sejam em lucro, rentabilidade e ativos. O Sindicato irá indicar aos trabalhadores a paralisação de 24 horas. A mobilização tem como objetivo protestar contra o desrespeito da Fenaban e para pressionar os banqueiros a voltarem à mesa de negociação com uma proposta decente”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários Osasco e Região.
Credenciamento – Para participar haverá credenciamento no local e é necessário apresentar carteira funcional ou crachá do banco com foto.
Dados da Categoria – Os bancários são uma das poucas categorias no país que possuem um acordo coletivo de trabalho com validade nacional. Todos os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. A categoria conta com mais de 434 mil bancários, sendo 120 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.