Em reunião na Escócia, Contraf cobra manutenção do emprego no ABN

(São Paulo) Os bancários do Brasil participaram com destaque das reuniões realizadas esta semana na Europa com os bancos interessados na compra do ABN/Amro. Representados pela diretora da Contraf-CUT, Deise Recoaro, os trabalhadores brasileiros deixaram claro que, independentemente de qual banco comprar o ABN, a manutenção do emprego é fundamental e o movimento sindical vai brigar contra qualquer demissão.

“Saímos mais fortalecidos para defender os empregos no Brasil, porque não estamos sozinhos nesta luta. A UNI, com seu milhares de sindicatos em todo o mundo, vai fazer a intermediação internacional junto com a gente. Aqui no Brasil, os sindicatos devem ampliar a mobilização e a Contraf tem de envolver o governo federal e o Banco Central no debate sobre a venda do ABN”, destaca Deise.

A UNI, central sindical mundial à qual a Contraf-CUT é filiada, foi a responsável pela reunião entre os trabalhadores e os bancos Santander, RBS e Fortis, realizada na Escócia. O Brasil foi o único país da América a participar do encontro. Durante a reunião, representantes da UNI questionaram dos bancos a falta de informações sobre as negociações, principalmente no Brasil.

“Os representantes dos bancos disseram que não têm acesso aos dados. O Santander chegou a dizer que não sabia que queríamos informações e por isso não prepararam nada. Mas garantiu que o Santander quer crescer no Brasil, pois considera nosso mercado atraente e que os negócios da empresa vão muito bem por aqui”, detalhou Deise.

Além da reunião com os bancos, a Contraf-CUT participou de outros dois debates. “Falei sobre a preocupação do Brasil com relação ao emprego, já que as fusões e aquisições do sistema financeiro sempre terminam em demissões por aqui. Todos se mostraram solidários e preocupados com a nossa situação e, por isso, tivemos destaque na reunião. Ressaltei ainda que a situação dos bancários no Paraguai é a mesma e que eles também precisam de atenção”, finalizou Deise.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram