Cliente barrado em porta girat¢ria do BBV ganha indeniza‡Æo

(São Paulo) A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o Banco Bilbao Vizcaya a pagar R$ 6 mil de indenização a um cliente barrado na porta giratória de uma agência em Porto Alegre. Conforme o processo, o cliente precisou entregar seu cartão magnético para provar ser correntista do banco, a gerência exigiu documento de identidade e, ainda assim, a entrada foi liberada só depois da chegada da Brigada Militar. O fato ocorreu na agência localizada na Rua General Câmara, 250, em abril de 2001.

 

Segundo o desembargador Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura, relator da matéria, "resta configurado o dano moral quando ocorrido o constrangimento ilegal na presença do público que aguardava na fila do estabelecimento, bem como das demais pessoas que se encontravam dentro da agência bancária". Ele diz que "tanto o vigilante quanto o gerente agiram de forma excessiva no seu dever de zelar pela segurança da agência, ao impedir que o autor ingressasse no banco mesmo depois de ter esvaziado a pasta que carregava, aberto a camisa para mostrar que não portava arma de fogo, e apresentado documento de identificação".

Racismo

Em São Paulo, um mecânico que foi vítima de racismo onde trabalhava vai ser indenizado em R$ 48,2 mil. O mecânico era discriminado e humilhado por um coordenador técnico da empresa, que é parente do dono da rede de lojas de produtos para carro. A decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo foi unânime.

 

Fonte: Contraf-CUT, com agências

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