O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 24, substituição na presidência da Caixa Econômica Federal. Maria Fernanda Ramos Coelho deixa o cargo, que será ocupado por Jorge Hereda, que chefiava a vice-presidência de Governo da empresa.
Funcionária de carreira da Caixa, Maria Fernanda dirigia a empresa desde 2006. Ela deixa o cargo após aceitar convite feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para ocupar uma diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Ela entregou sua carta demissão ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, na quarta-feira, 23. Ainda não foi definida qual diretoria do BID Maria Fernanda irá ocupar nem a data em que começa a exercer a nova função.
Atualmente o BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento de países da América Latina e do Caribe. Os acionistas da instituição são 48 países membros, entre eles o Brasil.
O novo presidente da Caixa, Jorge Fontes Hereda, é natural de Salvador. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP).
Foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, na região do ABC, e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Também assumiu as secretarias de Desenvolvimento Sustentado do Município de Ribeirão Pires, também no ABC, e a de Serviços e Obras da capital paulista. No governo federal, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades, entre 2003 a 2005.