Trabalhadores paralisam 92% das agências na Paraíba
O Sindicato dos Bancários da Paraíba promove nesta quarta-feira (25) passeata pela valorização dos trabalhadores, na Praça 1817, no Centro de João Pessoa. A concentração está marcada para as 16h, em frente à agência do Banco do Brasil e seguirá pela Rua Duque de Caxias em direção ao Parque Solon de Lucena (Lagoa). Na Paraíba, a adesão à greve é muito forte, atingindo 91,85% de agências paralisadas.
O movimento também está sendo articulado com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintec-/PB), Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB), Movimento Passe Livre de João Pessoa, Consulta Popular e Levante Popular Juventude, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), entre outros.
Para o presidente do Sindicato, Marcos Henriques, o momento é mais que oportuno para os trabalhadores juntarem suas forças. “A greve dos funcionários dos Correios se fortaleceu com a paralisação dos bancários, que agora reforçam ainda mais a luta com essa mobilização que congrega também estudantes, através do Movimento Passe Livre, MST e movimentos sociais. O objetivo é aumentar o poder de barganha dos trabalhadores em greve, em busca de propostas negociáveis por parte da classe patronal”, concluiu.
Contra a PL 4330 e por mobilidade urbana
A mobilização ‘Pela Valorização dos Trabalhadores’ está sendo organizada através das redes sociais e irá para as ruas com seguintes reivindicações:
– apoio aos trabalhadores em greve (Bancários e Correios);
– contra a aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, que acaba com vários direitos trabalhistas;
– melhores condições de trabalho para bancários, servidores dos Correios e demais categorias; maior mobilidade urbana;
– contra as desigualdades socioeconômicas promovidas pelo atual sistema financeiro;
– pela realização da primeira conferência nacional do sistema financeiro; contra a privatização dos Correios; e
– em defesa da reforma agrária.