(Curitiba) A proximidade da Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Paraná tem gerado boa expectativa para a categoria. O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de julho na Associação Banestado em Praia de Leste, no litoral do Estado, é encarado como uma arrancada rumo às novas conquistas que a Contraf-CUT, Fetec-CUT/PR e sindicatos de bancários pretendem obter na Campanha Nacional 2007.
Para a secretária-geral da Fetec/PR e bancária do Bradesco, Clair Salete Antonietti, a importância da conferência estadual se deve ao fato de que todos os sindicatos estarão representados e poderão expor a realidade da categoria em suas respectivas regiões, apresentando idéias e sugestões para o bom desenvolvimento da Campanha. “O caráter democrático da conferência avaliza todas as iniciativas das entidades que representam o trabalhador”, destacou.
A Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro deve reunir cerca de 320 trabalhadores. As propostas apresentadas e aprovadas durante o encontro, serão levadas à Conferência Nacional que ocorre nos dias 28 e 29 de julho em São Paulo.
A Fetec/PR elaborou uma pesquisa de opinião para que os trabalhadores possam se manifestar em relação às prioridades da categoria e a expectativa para essa campanha. Segundo a direção dos sindicatos (responsáveis pelo encaminhamento da pesquisa até a base), um bom número de bancários já entregou a pesquisa, mas ainda há tempo hábil para que a categoria possa se manifestar. As pesquisas podem ser retiradas diretamente na sede do sindicato da sua região.
Economia Solidária em pauta
Enfrentar o desemprego e a pobreza, proporcionando um meio de auto-sustentação para as pessoas. Esta é a principal proposta do projeto “Economia Solidária”, um tema que vem ganhando espaço na sociedade, graças às iniciativas do Governo Federal e apoio de entidades e instituições. Uma delas é a Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná), que através da secretária de Políticas Sociais e trabalhadora bancária da Caixa Econômica Federal, Maria de Fátima Costamilan, tem desenvolvido iniciativas de fomento à economia solidária entre os trabalhadores bancários.
Fátima é uma das participantes do Encontro Paranaense de Economia Solidária, evento que acontece nesta sexta-feira (6) em Curitiba e que integra as atividades da Chamada Geral de Integração Latino-Americana, preparatória para o Fórum Social do Mercosul, que começou hoje (5) e vai até sábado em Curitiba.
Durante o evento será debatida a reorientação da política de qualificação dos trabalhadores e construção dos fóruns regionais. “É importante que os nossos Sindicatos estejam atuando na organização desses processos nas regiões, pois as demandas de cursos e projetos para o Planteq (Plano Territorial de Qualificação) serão referendados nos fóruns regionais de Ecosol”, explica Fátima. Vale destacar que a “Mostra e Feira dos Produtos da Economia Solidária” é uma das atividades paralelas do Fórum Social do Mercosul.
Economia Solidária também é um projeto que vem ganhando espaço dentro do Partido dos Trabalhadores. Esta semana, o PT realizou plenária nacional do Setorial de Economia Solidária em Brasília, com a realização de debates, eleição da nova coordenação e discussão de encaminhamentos para o funcionamento do setorial e dos grupos de trabalho que estão sendo criados.
O Setorial de Economia Solidária está organizado em 15 estados. Entre eles, o Paraná. No mês de maio, Fátima Costamilan foi uma das articuladoras da criação do setorial no Paraná. Segundo ela, o projeto vem atender uma necessidade latente dentro do partido. “Enquanto ‘partido dos trabalhadores’, não podemos deixar de encampar essa bandeira, até porque outros estados já possuem este setorial e este é um dos pontos fortes do governo do presidente Lula”, reforçou.
Para Fátima, a atual conjuntura insere o tema “Economia Solidária” como uma das prioridades do movimento sindical cutista. Além da categoria bancária, o setorial de Economia Solidária tem representatividade de outras categorias profissionais. O Encontro Paranaense de Economia Solidária será tem início às 9h no Cenáculo de Adoração do Santíssimo.
Fonte: Edson Junior – Fetec Paraná