A Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) deliberou nesta quarta-feira (11) pela filiação ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O Diap presta serviços para mais de mil entidades sindicais de todo o país, tendo um histórico de importantes contribuições à luta pela ampliação de direitos e por melhorias nas condições de vida e trabalho.
” Muitos Projetos de Lei em favor da classe trabalhadora foram gestados em nossa sede, em Brasília”, lembra com orgulho Celso Napolitano, membro da coordenação do Diap, que expôs as inúmeras perspectivas abertas com a parceria. Para Celso, “esta união do Diap com a CUT Nacional vai proporcionar grandes vitórias para o trabalhador”.
O coordenador do Diap esclareceu que a CUT foi a primeira central a ser procurada formalmente para se somar nesta nova fase do Departamento, que se vê agora ainda mais fortalecido pelo “tamanho e a importância política da CUT”.
Conforme os levantamentos do Diap, o movimento sindical brasileiro edita mensalmente 16 milhões de exemplares das mais diversas publicações, que chegam às mãos dos trabalhadores. “As informações produzidas no Diap, reproduzidas nesta imprensa sindical, repercutem e fazem pressão na base do parlamentar, contribuindo na ação contra as teses neoliberais, que propõem retrocessos”, acrescentou.
Na avaliação do secretário geral da CUT, Quintino Severo, a parceria garantirá maior precisão e agilidade na atuação parlamentar da Central, pois o Diap está reconhecidamente qualificado para aportar avaliações e informações internas à Câmara e ao Senado que muitas vezes passam despercebidas.