14ª Conferência dos bancários de Minas Gerais começa nesta sexta

Arte da 14ª Conferência Nacional

Os bancários mineiros realizam neste fim de semana, no Hotel Fazenda Tauá, distrito de Roças Novas, no município de Caeté, a 14ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais. Organizado pela Fetraf-MG, o evento estará aberto à participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro da base dos sindicatos filiados á Federação.

Durante a Conferência, serão proferidas palestras sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores como Saúde do Trabalhador, pela advogada e assessora jurídica do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Maria Leonor Poços Jakobsen; Sistema Financeiro, pelo Doutor em Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Marcus Ianomi; Conjuntura Nacional, pela economista e técnica do Dieese do escritório regional de MG, Regina Coeli Moreira Camargos, e Campanha Nacional dos Bancários 2012, pela diretora da Contraf-CUT, Ivone Silva.

No final do evento, os participantes elegerão os representantes de Minas para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de julho, na Expo Unimed, em Curitiba-PR.

Os temas que orientarão os debates são os mesmos que nortearão a 14ª Conferência Nacional e foram definidos durante o seminário do Comando Nacional, realizado em São Paulo, com quatro grandes eixos.

O eixo um, sobre emprego, abordará terceirização, correspondente bancário, rotatividade e demissões. O eixo dois, sobre remuneração, debaterá aumento real, aumento do piso, PLR, previdência e PCS. O eixo três debaterá condições de trabalho, saúde e segurança bancária.

Já o eixo quatro, que discutirá Sistema Financeiro Nacional, abordará redução dos juros, regulação do Sistema Financeiro e a realização de Conferência sobre o Sistema Financeiro.

Participarão da 14ª Conferência Nacional o total de 695 bancários entre delegados e observadores, sendo que Minas Gerais tem direito a 38 delegados e quatro observadores.

A presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Eliana Brasil, ressaltou a importância da Conferência Estadual como espaço democrático de debate preparatório da 14ª Conferência Nacional, que irá definir os rumos da Campanha Nacional 2012.

“É na Conferência Estadual que iremos amadurecer os debates sobre temas fundamentais que nortearão a nossa campanha deste ano. Daí a importância da participação de todos para que possamos dar a nossa contribuição e construir uma campanha forte e vitoriosa também este ano”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram