A ONU Mulheres ou Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres já iniciou suas atividades. A organização consolida e expande as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere à igualdade de gênero. Suas atividades serão voltadas ao progresso no cumprimento dos direitos das mulheres em todo o mundo.
A entidade é resultado de anos de negociações entre Estados-membros e movimentos de defesa das mulheres no mundo. O novo órgão foi aprovado em julho do último ano pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de acelerar o processo de empoderamento e autonomia das mulheres e reforçar o poder da entidade em uma discussão global. A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, é a diretora-executiva da entidade.
O organismo unifica o trabalho desenvolvido pelas quatro instâncias das Nações Unidas cuja atuação se concentrava na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres: o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o Escritório de Assessoria Especial em Questões de Gênero (Osagi), a Divisão para o Avanço das Mulheres (DAW) e o Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher (Instraw).
A ONU Mulheres já possui um site em três idiomas: inglês, francês e espanhol.
Entre no site: www.unwomen.org