Por ampla maioria, a assembleia realizada ontem (dia 24), na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, que reuniu 498 bancários sindicalizados, elegeu a Comissão Eleitoral e aprovou a data da eleição da diretoria. Nos dias 29 e 30 de março, em primeiro escrutínio, os bancários vão às urnas eleger a diretoria para o triênio 2010/13; a posse será no dia 14 de julho.
Todo o processo eleitoral, como garante democraticamente o estatuto do sindicato, será coordenado pela Comissão Eleitoral, que é formado pelos bancários Cleide Aparecida Marchetti (aposentada do Bradesco), Gonçalo Marques Moreira (aposentado do Santander) e Lenis de Medeiros (aposentado do Santander).
A assembleia contou com a presença do presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, e do 1º Secretário, Marcel de Barros; do presidente da Federação dos Bancários de SP e MS, Davi Zaia, e do Diretor Financeiro, Aparecido Roveroni
O prazo de inscrição de chapas já está aberto e termina no dia 12 de março, conforme estabelece o calendário eleitoral (veja edital abaixo). A exemplo de eleições anteriores, prevalecerá a ética, transparência e democracia. Valores assegurados pelo nosso moderno estatuto, aprovado pela categoria no final dos anos 80, antes da Constituição de 1988.
Votação – Os votos dos associados serão coletados nos dias 29 e 30 de março em urnas fixa (localizada na sede do sindicato) e itinerantes, que percorrerão todas as agências, departamentos, postos de serviço e demais locais de trabalho. Cada urna será comandada por uma Mesa Eleitoral composta por representantes das chapas inscritas, paritariamente, além dos fiscais.
Inscrição de chapa – Qualquer associado no gozo de seus direitos sociais pode organizar uma chapa para concorrer às eleições. A chapa deve ser inscrita até o próximo dia 12 de março. A inscrição precisa atender todos os requisitos e documentos exigidos pelos estatutos da entidade.
Para ser candidato – o direito a candidatar-se a qualquer cargo da diretoria do Sindicato é definido pelo artigo 52 de nosso estatuto. Tem que ser maior de idade: no mínimo 18 anos idade. Como todo eleitor, precisa estar sindicalizado há mais de seis meses e, claro, estar em dia com as contribuições.
Outra exigência é comprovar vínculo empregatício na categoria profissional na base territorial do sindicato, por um mínimo de 12 meses. Já os aposentados só podem ser candidatos se não exercerem outra atividade econômica nem manter nenhum vínculo empregatício fora da categoria bancária.
Composição de chapa – serão eleitos 23 integrantes da Diretoria Geral, três integrantes do Conselho Fiscal e dois Representantes junto à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para cada um desses candidatos (diretores efetivos) é necessário a indicar de um diretor suplente. Uma chapa completa totaliza, assim, 56 integrantes.
Mas é possível inscrever chapas com menos sindicalizados. Neste caso é preciso preencher todos os cargos efetivos, 28 candidatos, mais um mínimo de 2/3 (dois terços) dos suplentes.
Comissão Eleitoral – a Comissão Eleitoral é a autoridade máxima que coordena e organiza todo o processo eleitoral. O nosso sindicato foi o primeiro a democratizar esse instrumento, garantindo o poder de decisão da categoria. Antes só o presidente do sindicato (ou pessoas indicadas por ele) tinha esse poder.
Horário de atendimento – durante o prazo para registro e impugnações de candidaturas, a Comissão estará à disposição no período das 9h às 17h, na sede, com pessoa habilitada para o atendimento e protocolo.
Quem vota – para os bancários da ativa o direito de voto é assegurado para todos aqueles que se sindicalizarem ao sindicato até o dia 28 de setembro de 2009 – seis meses de sindicalizado é o prazo mínimo exigido pelo estatuto. A segunda exigência é estar em dia com sua contribuição ao sindicato. Já para o sindicalizado aposentado não existe nenhuma exigência; o direito de voto está assegurado.