Uma quadrilha arrombou na madrugada de quarta-feira, dia 26, mais um caixa eletrônico instalado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ação aconteceu no Instituto de Economia e foi a terceira deste ano. A segunda em que os criminosos conseguiram levar todo o dinheiro do equipamento. Ninguém foi preso. O nome do banco não foi divulgado.
De acordo com informações da Polícia Civil, a principal suspeita é de que uma quadrilha esteja atuando na RMC (Região Metropolitana de Campinas). O delegado Tadeu Aparecido Brito de Almeida, do 7º Distrito Policial, disse que há semelhanças com ações anteriores ocorridas em Americana e Sumaré.
Na ação, a quadrilha chegou ao local e se dividiu. Enquanto alguns arrombavam o caixa, outros davam cobertura. Um vigilante do campus foi rendido por um assaltante e libertado após o arrombamento e a fuga dos ladrões. “O vigilante contou que foi rendido por um homem com um fuzil. Acreditamos se tratar de uma arma de grosso calibre. Depois ele disse que foi obrigado a deitar no chão e aguardar”, disse o delegado.
Ainda conforme a polícia, um veículo de cor escura se aproximou e resgatou o criminoso armado. Depois de solto, o vigilante chamou a PM. A quantia roubada não foi divulgada. Duas notas de R$ 10 foram encontradas no local.
A Unicamp emitiu uma nota oficial sobre o caso para afirmar que o número de ocorrências do tipo no campus é considerado baixo se comparado aos registros de crimes em Campinas. “Estamos levantando informações e cruzando dados fornecidos por testemunhas para tentar localizar a quadrilha. Também já ouvimos pessoas da Unicamp”, revelou.
A polícia pediu mudanças no controle de acesso de pessoas ao campus. A universidade informou que a segurança foi reforçada e que está providenciando a instalação de 240 câmeras de monitoramento em todo o campus para controlar o acesso com imagens de veículos e pessoas. O fornecedor do sistema já foi contratado por licitação e o sistema deverá entrar em operação dentro de 60 dias.