Os diretores do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana (RS) Luiz André e Francisco Dutzig estiveram no município de Rolante em uma reunião com os representantes da Prefeitura para debater lei de segurança pública e bancária.
Na ocasião, foi cobrada a atuação do executivo para fazer cumprir a lei já aprovada desde 2013. Os diretores informaram aos secretários que, apesar de já terem notificado todas as agências bancárias do município, protocolando cópias da lei entregues em mãos a todos os gestores desde a sua aprovação em 2013, os bancos pouco ou nada fizeram para se adequar à legislação municipal, descumprindo todos os prazos legais regulamentados na lei.
Os diretores também reforçaram a importância do cumprimento da lei que busca trazer mais segurança à população e aos colegas bancários e bancárias, como instalação de biombos, cartaz com o tempo máximo de espera para atendimento, porta de segurança, sanitários, dispensador de senhas, cadeiras, câmeras com monitoração remota e outros itens dispostos na lei.
Com estrondosos lucros publicados em todos os meios de comunicação, os bancos não aplicam os 5% destinados à segurança, alguns não chegam sequer a metade desse percentual, logo qualquer argumento que leve em consideração custos de instalação de dispositivos de segurança não tem fundamento senão pela má fé e ganância dos banqueiros.
Assim sendo os representantes comprometeram-se a agilizar o mais rapidamente possível o cumprimento da lei. Destacaram, também, que a Lei determina o órgão fiscalizador e que a secretaria responsável foi extinta pelo atual prefeito, desta forma será necessário, antes de tomar qualquer providência, uma readequação da regulamentação para que essa possa ter seu efeito legal.
Desta forma o Sindicato segue fazendo a discussão de segurança pública e bancária em todas as cidades de nossa base.