(Fortaleza Desde a última segunda-feira, dia 7 de janeiro, o Banco do Nordeste do Brasil bloqueou o acesso à Internet de todos os funcionários não ocupantes de cargos gerenciais. Com isso, uma grande parte do corpo funcional ficou impedida de acessar a rede mundial de computadores, inclusive os sites da AFBNB e dos sindicatos.
No dia seguinte à implantação da medida, a AFBNB enviou carta à Superintendente de Desenvolvimento Humano, Eliane Brasil, informando que está recebendo uma série de questionamentos do funcionalismo quanto à de restrição dos acessos à Internet. O documento destaca que, embora os dirigentes da Associação tenham sido comunicados do fato desde o dia 03, a avaliação é que os funcionários também devem estar devidamente esclarecidos. Dessa forma, a AFBNB solicitou que a Instituição remeta uma comunicação oficial a todo o corpo funcional justificando tal medida, com dados e informações detalhadas.
Além disso, a AFBNB solicitou que o acesso aos sites das entidades representativas seja garantido a todos os funcionários, conforme prevê a cláusula décima quarta do Acordo Coletivo 2006/2007, em vigor até a presente data: “O Banco permitirá a utilização de quadro de avisos e do malote pelos Sindicatos e pela AFBNB e disponibilizará na Intranet do Banco um link para a homepage das entidades representativas”. Em relação a este pedido, o BNB já restabeleceu, nesta quarta-feira, o acesso aos referidos sites.