Começa amanhã, em Brasília, a “Jornada Nacional de Debates – Inflação e as Campanhas Salariais”, organizada pelo Dieese e pelas centrais sindicais. O debate na capital federal Brasília acontece das 14h às 18h na sede do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (S.C.S. Quadra1, bloco G).
Com o apoio de um amplo estudo feito pelo Dieese sobre as causas das atuais pressões inflacionárias e as tendências para os próximos meses, o debate tem por objetivo subsidiar os sindicatos na elaboração das próximas campanhas salariais, frente à subida de preços.
Depois de Brasília, haverá debates nas demais capitais brasileiras. O ciclo de discussões foi decidido pelo Conselho Político do Dieese tão logo o tema da inflação e o temor de sua volta passaram a ocupar o noticiário. “Há um fator novo na conjuntura que precisa ser mais bem analisado. Por um lado, há uma torrente de informações, algumas indisfarçavelmente alarmistas, mas todas com um olhar genérico sobre o tema. Precisávamos de uma abordagem própria ao movimento sindical para, entre outras coisas, desmontar o mito de que campanhas salariais ousadas alimentariam a inflação”, explica Artur Henrique, presidente da CUT.
Segundo nota técnica divulgada pelo Dieese na semana passada, o ritmo de aceleração de preços perdeu força em julho, mas mesmo assim a alta permanece, especialmente no item alimentos e habitação. Portanto, é justificada ainda a necessidade de alerta.
Veja a seguir as datas dos próximos encontros, todos em agosto:
15 – Natal
16 – Manaus
18 – João Pessoa; Palmas; Rio de Janeiro; Rio Branco; Aracajú; Curitiba
19 – Vitória (ES); Salvador; Porto Alegre
20 – Goiânia: Florianópolis; Porto Velho; Belém; Recife
21 – Belo Horizonte; Fortaleza; Boa Vista; Macapá; Campo Grande
22 – Teresina; Maceió; Cuiabá; São Luiz
27 – São Paulo
Para inscrições ou maiores informações, favor contatar [email protected] .
Clique aqui e veja resolução da Executiva da CUT sobre inflação