Bradesco quer proibir direito de greve em Uberaba

(Uberaba) O Bradesco entrou com um pedido de liminar para impedir que o Sindicato dos Bancários faça manifestações e paralisações na porta de suas agências em Uberaba (MG). O pedido foi feito na Justiça do Trabalho local, que marcou audiência para o dia 29 de setembro.

 

Na solicitação, o banco quer uma liminar com um "interdito proibitório", autorizando a retirada das pessoas que estiverem na porta das agências, veículos, faixas e até aparelhos de som, que segundo o banco "perturbam a paz no local e nas imediações".

 

Para o assessor jurídico do sindicato, o advogado Muriel Vieira, o banco está requerendo na verdade, o fim do direito de greve e da manifestação dos trabalhadores, que é garantido na Constituição Federal do Brasil.

 

"As ações do Sindicato não buscam a posse das agências e sim o direito constitucional e democrático dos trabalhadores à manifestação e greve. Além do mais, a agência é um lugar de uso comum no seu horário de expediente", ressalta Muriel Vieira.

 

Ao argüir sobre o pedido do mandato proibitório, o banco alega posse sobre as agências e a perspectiva de violência sobre seu "direito de posse".

 

Para o presidente do Sindicato, Sérgio Gomes, "violência é o banco demitir funcionário pai de família com mais de 20 anos de casa, como fez recentemente a agência Centro do Bradesco em Uberaba. Violência é o banco fazer assédio moral contra os funcionários em cima de metas abusivas de venda. Violência é o banco lucrar R$ 3 bilhões em seis meses e não querer conceder aumento real de 7,5% aos seus funcionários e nem melhoria na Participação dos Lucros. Existe violência maior em cima da população do que a cobrança abusiva de tarifas e as taxas indecentes de juros?", questiona o sindicalista.

 

Se a liminar fosse expedida pela justiça, conforme requer o banco, no dia de greve ou da manifestação, ninguém do Sindicato ou do movimento poderia estar na porta das agências, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por dia.

 

Manifestação

Hoje pela manhã, o Sindicato dos Bancários de Uberaba e região promoveu manifestação na porta da agência central do Bradesco em Uberaba. Os sindicalistas denunciaram a postura dos banqueiros, que tiveram crescimento astronômico nos lucros este ano e afirmam na mesa de negociação que querem pagar menos do que o ano passado aos bancários, porque a "inflação está baixa".

 

Nova negociação salarial acontece nesta terça em São Paulo.

 

Fonte: Seeb Uberaba

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram