(Curitiba) Está prevista para depois da Campanha Nacional um reunião internacional entre trabalhadores do HSBC e a instituição inglesa. A reivindicação para a realização do encontro foi apresentada pelos bancários na ultima reunião entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e o HSBC, conforme proposto no 3º Encontro Internacional das Coordenadoras de Bancos Estrangeiros da UNI Américas Finanças (União Internacional dos Trabalhadores).
Os bancários buscam discutir a criação de um acordo marco, regras de relações de trabalho unificadas, para funcionários do banco nos países em que atua na América Latina. Representantes sindicais do Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, México e Uruguai estão colhendo informações em seus países que servirão de base para a criação do documento. São elementos sobre jornada de trabalho, horário de funcionamento das agências, previdência social, férias, entre outros direitos trabalhistas e sindicais.
As empresas após a globalização atuam com base em projetos internacionais. Da mesma forma, não precisam se limitar em negociar com os trabalhadores isoladamente. Os trabalhadores são os mesmos aqui ou em outros países.
Jornada Internacional de Luta
No dia 22 de setembro é a vez dos bancários do HSBC se mobilizarem internacionalmente. No Brasil, os funcionários do banco inglês darão continuidade a campanha que tem como mote “HSBC: no Brasil e no mundo explorando você”, em protesto pela falta de funcionários e contra a sobrecarga de trabalho.
Além dos funcionários do HSBC, participam da Jornada Internacional de Luta, entre os dias 19 e 22 de setembro, bancários do Grupo Santander Banespa, do ABN/Real e do BBVA. Nas atividades serão distribuídos boletins unificados em três idiomas: português, espanhol e inglês.
Fonte: Seeb Curitiba