O executivo-chefe e vice-presidente do Grupo Santander, Alfredo Sáenz, renunciou nesta segunda-feira (29) de forma voluntária aos seus cargos, informou a instituição. O novo executivo-chefe do grupo será Javier Marín Romano.
A renúncia aconteceu após a Suprema Corte espanhola confirmar em 19 de abril uma sentença na qual anulava parcialmente o indulto concedido a Sáenz, que o permitiria recorrer no Tribunal Constitucional.
Alfredo Sáenz foi condenado em março de 2011 pelo Supremo por acusações falsas contra devedores do banco Banesto, instituição que presidiu após sua intervenção em 1993.
Sáenz deixa o cargo antes do Banco da Espanha se pronunciar sobre sua honorabilidade, algo necessário para que pudesse seguir no posto. Ele começou no Grupo Santander em 1994, após a aquisição do Banesto, e exerceu o cargo de presidente do grupo até 2002, ano em que foi nomeado vice-presidente e executivo-chefe da companhia.
O novo executivo-chefe do Grupo Santander, Javier Marín Romano, começou a trabalhar no banco em 1991 e até o momento era diretor-geral da instituição.