Juros de empréstimo e cheque especial voltam a subir em março, diz Procon-SP

As taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial pesquisadas pela Fundação Procon-SP apresentaram nova alta em março. A variação, contudo, não ultrapassou a marca de 0,03 ponto percentual, disse a entidade.

No caso do empréstimo pessoal, a taxa média dos sete bancos pesquisados foi de 5,42% ao mês, ante a de 5,39% ao mês em fevereiro, acréscimo de 0,03 ponto percentual.

A taxa média do cheque especial nos bancos pesquisados foi de 9,31% ao mês, ante a de 9,29% ao mês em fevereiro, acréscimo de 0,02 ponto percentual.

Nos dois casos, das sete instituições pesquisadas, somente uma elevou a taxa tanto do cheque especial quanto do empréstimo pessoal.

De acordo com o Procon, como existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, uma vez que todos os bancos pesquisados trabalham com esse prazo.

A entidade lembra, ainda, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais. Pra o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Copom

De acordo com o Procon, a data do levantamento do mês coincidiu com a da segunda reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), dias 1 e 2 de março, quando as autoridades monetárias decidiram elevar novamente a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 11,75% ao ano.

O Procon avalia que a perspectiva de elevação da taxa básica tem reflexo sobre as taxas futuras, elevando o custo de captação dos bancos e, como conseqüência, o crédito ao consumidor.

A entidade sugere que o consumidor fique atento na hora de consumir. “A facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas além de suas possibilidades de pagamento. É bom lembrar que o juro real brasileiro continua sendo o maior do mundo”, diz a entidade, em nota.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram