Trabalhadores cobraram também melhores condições de trabalho
Os bancários paralisaram nesta quarta-feira, dia 21, três agências do Itaú Unibanco por falta de funcionários e más condições de trabalho, em Porto Alegre. As unidades que tiveram os serviços interrompidos estão localizadas na rua Coronel Vicente e nas avenidas Praia de Belas e Assis Brasil. As atividades integraram o Dia Nacional de Luta em protesto contra as demissões que a direção do banco tem promovido.
Todas as agências apresentam falta de funcionários, o que provoca a sobrecarga aos funcionários e precariedade no atendimento oferecido aos clientes. O quadro reduzido prejudica as ideais condições de trabalho. Em algumas unidades, como a Praia de Belas, há apenas um caixa para fazer todo o atendimento, o que é impraticável.
O ar condicionado estragado também afeta o desempenho dos funcionários e a boa recepção aos clientes, que ingressam em um prédio com altas temperaturas. Sem funcionar desde o dia 28 de novembro, uma empresa ficou de comparecer nesta quarta-feira para arrumar o condicionador, mas até por volta do meio dia nenhum técnico havia visitado o prédio. A unidade não abrirá ao público nesta quarta.
Já no prédio da Coronel Vicente a situação é de calamidade. Os funcionários e clientes são obrigados a conviver com ratos e outros bichos. O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre disponibilizou a empresa que presta serviço de dedetização para o banco resolver a situação, mas o banco não autorizou. Não é a primeira vez que a Coronel Vicente recebe denúncias de que bichos, como ratos, baratas e mosquitos, atrapalham a vida de funcionários e clientes.