(São Paulo) O primeiro passo rumo à campanha nacional do ramo financeiro foi dado, nesta quinta-feira, pelo Comando Nacional. Na oportunidade, foi definido o calendário da campanha, com previsão de entrega da minuta à Fenaban na primeira semana de agosto. Antes disso, deverão ocorrer as etapas preparatórias, com realização de assembléias de base, plenárias e conferências regionais e encontros temáticos, os quais deverão culminar na 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a ser realizada nos dias 28 e 29 de julho, em São Paulo.
Diante do calendário, a Fetec/CUT-SP está convocando para 21 de julho a 9ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com local ainda a ser definido. Os critérios e demais encaminhamentos deverão ser acertados em reunião da Executiva Estadual da entidade, prevista para a próxima semana, 26 e 27 de junho, no auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
A reunião estadual, que deverá contar com participação de representantes dos sindicatos filiados, traçará perspectivas para a campanha frente à conjuntura do momento. Também estão previstos debates sobre interdito proibitório e definição da data da plenária estadual de prestação de contas. “Estamos aguardando orientações do Comando para embasar nossos debates sobre formato e critérios para a Conferência Estadual, mas que, em princípio, deverá contar com um maior número de delegados, já que a orientação para Conferência Nacional é de que todos os seus participantes tenham necessariamente participado das conferências regionais”, antecipa o secretário geral da FETEC SP, Pedro Sardi.
A exemplo do ano passado, 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro deverá contar com 180 delegados do Banco do Brasil, 180 da Caixa Federal, 430 dos demais bancos e 21 do Comando, num total de 811.
O secretário geral da FETEC SP explica que antes da Conferência Estadual os sindicatos deverão participar das plenárias regionais, as quais debaterão propostas de estratégias de campanha. Até o momento, apenas a Regional 3 da FETEC SP agendou plenária para 14 de julho. “Todos os debates realizados nas plenárias regionais serão apreciados na Conferência Estadual da FETEC SP, para fechamento e posterior encaminhamento à Conferência Nacional”, informa Sardi.
Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP