Na sexta-feira, dia 9 de abril, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região coordenou uma manifestação junto a população para denunciar os problemas enfrentados com o péssimo atendimento oferecido pela agência do Santander na cidade de Rafard, interior de São Paulo.
A manifestação foi o último recurso encontrado pelo Sindicato, que por diversas vezes havia tentado resolver o problema com a gerência regional do banco espanhol.
Entre os problemas enfrentados estão a quantidade insuficiente de funcionários e a falta de caixas automáticos adequados e em funcionamento para o atendimento dos clientes da agência.
O problema torna-se ainda mais grave, porque a agência é a única disponível para a população daquele município.
A Câmara de Vereadores de Rafard encaminhou uma Moção de Repúdio contra o péssimo atendimento ao Santander, que é o único a fazer o atendimento a empresas, escritórios de contabilidade, Prefeitura e Câmara Municipal, com folhas de pagamentos e recolhimentos de impostos e demais tributos, pensões e aposentadorias do INSS.
Nesta segunda-feira, dia 12 de abril, os dirigentes sindicais retomam as manifestações para exigir as melhorias das condições de trabalho dos bancários.
Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Ângela Savian, “nesta segunda-feira apenas atrasamos a abertura da agência, mas se até amanhã o banco não resolver os graves problemas que estão sendo denunciados e são visíveis para toda população, não vamos mais permitir que a agência funcione, enquanto o problema não for solucionado, uma vez que as péssimas condições de trabalho colocam em risco a vida dos bancários com sobrecarga de trabalho e gera descontentamento dos clientes, que acabam responsabilizando os funcionários pelo péssimo atendimento do banco”.