(Brasília) Comemoração e protesto marcaram nesta sexta-feira 12 de janeiro o aniversário de 146 anos da Caixa Econômica Federal, na Matriz. Enquanto o banco promovia atrações, como a apresentação do Coral da Caixa, e distribuía bolo aos funcionários, o Sindicato de Brasília promovia apitaços e distribuía adesivos de protesto pela revogação da CI que pune funcionários que reclamam jornada de 6 horas sem redução de salário.
“Nem todos os bancários da instituição têm o que comemorar, o que, sem dúvida, minimiza o ato de comemoração e mancha essa data tão cara ao banco e ao corpo funcional”, observou o presidente em exercício do Sindicato, José Avelino, numa referência aos efeitos da Circular Interna 293, editada pela Caixa no início de dezembro. Parte da direção do banco estava presente ao evento.
Vários bancários aderiram à manifestação, com a colagem de adesivos com os dizeres “6 horas sim, punição NÃO”, distribuídos pelo Sindicato. “Mantemos nossa posição de repúdio a essa decisão arbitrária da Caixa e intensificaremos nossos esforços até que o banco a reverta”, disse o presidente interino do Sindicato.
Fonte: Seeb Brasília