O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região realizou manifestação na terça-feira (25) na agência Parque da Uva, do Banco do Brasil, com paralisação das atividades até meio-dia. O protesto foi por melhores condições de trabalho e cumprimento do acordo estabelecido pela superintendência em relação aos funcionários que perderam seus cargos. Por diversas vezes, o sindicato cobrou do BB soluções para os problemas, porém não houve qualquer solução.
A agência enfrenta deficiência na parte de iluminação, inclusive já identificada pela área de segurança do trabalho do banco; ar-condicionado insuficiente; problemas no acesso pelo público ao banheiro e falta de profissional de limpeza durante todo o período de funcionamento da unidade.
Além dos itens estruturais, o banco havia se comprometido com o sindicato, que daria prioridade para substituições e nomeações aos funcionários que perderam comissão e salário em razão da reestruturação que acontece desde o final de 2016. Isso não está sendo cumprido.
Durante a atividade foram entregues materiais de esclarecimento para clientes e usuários que, em sua maioria, entenderam e apoiaram as demandas dos trabalhadores. No final da manhã, representantes do BB entraram em contato com o sindicato para propor negociação, com compromisso de resolver os problemas. A reunião acontecerá na própria agência, entre a direção do sindicato e membros da superintendência estadual e da gestão de pessoas do banco.