Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira: Mãos Dadas pelo Banesprev
Começam nesta quinta-feira, dia 1º, e se estendem até o dia 15, pela internet ou por correio, as eleições ao Comitê Gestor do Plano II do Banesprev. A Afubesp, a Contraf-CUT e várias entidades sindicais apoiam a chapa Mãos Dadas pelo Banesprev, que é composta por Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira.
Votam os participantes e assistidos do Plano II, que escolham seus representantes pela primeira vez para o Comitê Gestor. Mas antes é preciso saber a finalidade deste colegiado e conhecer sua importância.
O Banesprev tem seis planos, com regulamentos diferenciados, que se refletem em contabilidade, controle e relatórios próprios. O Estatuto rege todo o Fundo, assim como os Conselhos Deliberativos, Fiscal e Comitê de Investimentos organizam toda a estrutura financeira, administrativa e previdenciária.
Já os comitês gestores são segmentados, visando atuar com mais transparência e controle dos planos, é o que já ocorre há bastante tempo com os planos V e Pré-75 e mais recentemente com o Plano II. Assim, este órgão tem o objetivo acompanhar e fiscalizar os recursos financeiros do Plano II, e por consequência auxiliar os trabalhos dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Banesprev.
Por tratar-se de um plano de Benefício Definido (BD), seus integrantes precisarão ter conhecimento sobre o tema, além de dedicação nos estudos e experiência em previdência complementar. Então, na hora de escolher em quem votar, os banespianos devem estar atentos às qualificações dos candidatos neste sentido e à capacidade de enfrentamento com o Santander.
Conheça o curriculo de cada um dos candidatos:
Camilo Fernandes dos Santos:
Banespiano, desde 1988, é gerente de negócios, formado em Administração, com pós-graduação em Mercado Financeiro pela Andima. Foi membro eleito do Comitê de Investimentos do Banesprev por duas gestões, diretor administrativo do Fundo e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Atualmente é Diretor da Contraf-CUT e da Afubesp. Atuou ativamente contra a privatização do Banespa, mesmo antes de ser dirigente sindical, e hoje participa das discussões em defesa dos participantes do Plano II, principalmente na busca de uma solução definitiva para o déficit do Plano. Possui a certificação por experiência de profissionais do ICSS (Intituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em entidades de Previdência Complementar na área administrativa.
Walter Antonio de Oliveira:
Ingressou no Banespa em 1983 é bacharel em Ciências Econômicas, formado em 1987. Analista na Superintendência de Crédito Imobiliário, foi membro do Conselho Fiscal eleito pelos participantes do Banesprev entre 2004 e 2005, Diretor Administrativo eleito pelos participantes do Banesprev entre 2005 e 2007 e Diretor Financeiro eleito pelos participantes do Banesprev entre 2007 e 2009.
Possui a Certificação por Experiência de Profissionais do ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em Entidades de Previdência Complementar na área de investimentos.
Vera Marchioni:
Funcionária desde 1987, lotada na agência central, sempre participou de todas as lutas em defesa do Banespa e dos bancários em geral. Fez parte do Conselho Fiscal da Cabesp por duas gestões, foi secretária de imprensa do Corep/Direp, bem como cipeira eleita por vários mandatos. Atualmente, é diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp, além de integrar a comissão dos empregados do Santander.