(São Paulo) Para protestar contra a alteração unilateral nas regras de pagamento da RR (Remuneração por Resultados), o Sindicato de São Paulo realizou nesta quarta, dia 10, um protesto em frente à agência do banco na rua XV de Novembro, no centro da capital paulista.
As mudanças, anunciadas na calada da noite e sem consulta ao Sindicato, vão reduzir as conquistas dos bancários. De acordo com o comunicado do banco, a RR será paga semestralmente e suspensa caso seu valor seja inferior à da PLR conquistada na Campanha Nacional.
No caso de a PLR ser inferior à remuneração por resultados, o bancário receberá apenas a RR. A direção do Sindicato cobrou uma resposta do banco e foi informada que os responsáveis estão em férias. Segundo a funcionária do Unibanco e diretora do Sindicato, Clarice Torquato essa decisão foi tomada de forma arbitrária e sem o ouvir os trabalhadores.
"Isso é uma evidência que o banco quer retirar algumas de nossas conquistas. De forma alguma aceitaremos isso, e por essa razão estamos hoje realizando diversas atividades pelo país", afirma Clarice.
Alguns bancários ouvidos pelo Sindicato definiram a atitude como falta de vergonha do banco. " Não existe transparência nas ações do Unibanco. A retirada de benefícios só desmotiva os funcionários", afirma uma bancária que preferiu não se identificar por temer represálias. Outro bancário reclama sobre a pressão por metas. "Somos obrigados a cumprir metas absurdas e na hora de cumprir sua parte o banco age dessa forma", lamenta o funcionário.
Plenária
O Sindicato convida todos os trabalhadores do Unibanco a participarem de uma reunião no dia 16, terça-feira, às 18:30 no auditório azul na sede do Sindicato, que fica na rua São Bento, 413. Essa plenária tem como objetivo definir estratégias de pressão sobre a direção do banco para que a decisão de alterar a RR seja revista.
Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP