A pequena cidade de Arara, na Paraíba, foi palco para mais uma ação de violência. Na segunda-feira, dia 20, cinco homens fortemente armados invadiram e assaltaram a agência do Banco do Brasil, que funciona no centro da cidade.
Os bandidos renderam clientes e funcionários e conseguiram fugir com um malote com uma quantia em dinheiro. Na fuga, os criminosos ainda chegaram a efetuar vários disparos em via pública. No momento do crime, os dois PMs que faziam a segurança do local ainda chegaram a perseguir o bando, que conseguiu escapar com destino à cidade de Solânea.
A ação dos bandidos durou menos de dez minutos e aconteceu quando a agência, que funciona na Rua Solon de Lucena, no Centro de Arara, tinha iniciado o expediente. Fortemente armados, os criminosos chegaram no local em veículo Wolkswagem Polo, de cor preta e placas MQC-0407/PB, que pertence a um estudante universitário e foi tomado por assalto também na madrugada de ontem, em Remígio. O jovem retornava da festa junina da cidade de Solânea e foi abordado quando chegava em casa.
Sem temer a ação da polícia, os ladrões nem mesmo utilizaram capuzes para invadir a agência. Cerca de 20 pessoas, entre funcionários e clientes que estavam no local foram rendidos. Alguns deles foram obrigados a deitar no chão e também tiveram seus pertences como bolsas e celulares roubados.
O alvo do bando foi um malote de dinheiro que havia acabado de ser retirado do cofre pelo gerente da agência para iniciar os trabalhos de movimentação financeira da segunda-feira. De forma rápida, eles entraram no setor de caixas e conseguiram retirar uma quantia em dinheiro que estava no local.
Toda a ação foi registrada pelas cinco câmeras de segurança que fazem parte do sistema de monitoramento da agência bancária. O material está sendo periciado e deverá ser encaminhado para a delegada Maria do Socorro Fausto Ribeiro, titular do município de Areia, que acumula a função também em Arara, já que a titular Socorro Silva encontra-se de licença médica.
Depois de conseguir retirar o dinheiro, os bandidos fugiram rapidamente. No final da rua em que o banco funciona, eles ainda chegaram a encontrar a viatura da Polícia Militar do município e, para evitar perseguição, efetuaram vários disparos de pistola e espingarda calibre 12 em via pública, provocando pânico e medo nos moradores.
“Estava com minha lanchonete aberta e os policiais na outra esquina conversando com o rapaz do açougue; só vi quando o carro passou bem rápido e os caras atirando para o alto. Foi uma correria grande, todo mundo querendo se esconder”, contou a comerciante Benedita de Oliveira Silva, 42 anos, que tem uma sorveteria bem próximo ao local do crime.
Os bandidos fugiram em direção à zona rural do município. Os policiais da região foram mobilizados para tentar prender o bando, que até então não foi localizado.
Assalto a bancos no Estado
Somente neste mês de junho foram registradas oito ocorrências envolvendo bancos no Estado da Paraíba. Foram quatro explosões a caixas eletrônicos em correspondentes bancários do Bradesco nas cidades de São Sebastião de Lagoa de Roça, Assunção, Massaranduba e São José de Espinharas e a um caixa eletrônico do Itaú, na cidade de João Pessoa.
Na capital, também foram registrados dois arrombamentos a caixas eletrônicos do Banco Santander e do Banco do Brasil. Houve ainda uma tentativa de explosão em um caixa eletrônico do BB em um supermercado.