(São Paulo) A Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentou nesta terça-feira, dia 3, um estudo que comprova a dívida da União com a Seguridade Social e a Previdência. O resultado da pesquisa foi apresentado no período da tarde, após a 8ª reunião do Fórum Nacional da Previdência.
Com o estudo em mãos, o presidente da CUT, Artur Henrique, defendeu que a Previdência Social deve ser analisada como integrante de um sistema amplo chamado Seguridade Social, conforme define os artigos 194 e 195 da Constituição Federal. Segundo comprova o estudo, o orçamento da Seguridade é superavitário e a dívida da União se deve ao uso da DRU (Desvinculação de Receitas da União), muitas vezes acima do limite legal.
“O estudo prova que as propostas de retirada de direitos são uma bobagem que só penaliza o trabalhador. Além do que, isto vai contra as bandeiras históricas da CUT, que defende também a inclusão dos trabalhadores que atualmente não contribuem para a Previdência. Só assim é possível fazer justiça social”, afirmou Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.
O estudo foi elaborado pela professora Denise Lobato Gentil, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A apresentação, no formato power point, reúne os principais dados do estudo e pode ser acessada aqui.
Fonte: Contraf, com informações da CUT