(Porto Alegre) A luta por isonomia nos bancos públicos federais ganhou mais uma aliado nesta quinta-feira (10). O deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT-RS, foto) foi designado para a relatoria do Projeto de Lei 6259, que trata da questão, na Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados.
Conhecido como um grande defensor das causas dos trabalhadores, o parlamentar gaúcho participou no último sábado do Encontro Estadual de Empregados dos Bancos Federais, promovido pela Federação dos Bancários RS, Seeb Porto Alegre e Apcef-RS. Durante a atividade o tema “isonomia” foi amplamente debatido e apontado como uma das prioridades do movimento sindical bancário.
Uma das principais deliberações do encontro foi justamente a mobilização dos bancários para que a Comissão de Trabalho indicasse um relator para o projeto, comprometido com as demandas da classe trabalhadora.
O Projeto de Lei nº 6259/2005, elaborado pelos deputados federais do PCdoB, Inácio Arruda – hoje senador – e Daniel Almeida, reverte uma situação de desigualdade entre os empregados mais antigos e os mais novos. Diferenças salariais, de benefícios e vantagens foram impostas aos trabalhadores ingressos a partir das resoluções nº 09 (30/05/1995) e nº 10 (08/10/1996), do Conselho de Coordenação e Controle das Estatais – CCE/DEST.
"Vou usar a relatoria para sustentar o reconhecimento destes direitos, para que eles possam ser praticados. Não basta aprovar o projeto na Comissão de Trabalho é preciso que ele ganhe legitimidade. O direito deve ser reconhecido para que possamos avançar na luta pela isonomia", salienta Tarcísio.
Fonte: Marisane Pereira, FEEB-RS