(Aracaju) Os bancários de Sergipe deram início ao processo eleitoral para o triênio 2007-2010. O primeiro passo foi a definição da comissão eleitoral, que aconteceu na terça-feira, 13, numa assembléia bastante participativa. Duas chapas concorreram. Na disputa, a Chapa dos Bancários venceu a Chapa Movimento dos Bancários Tá na Hora de Mudar.
A comissão eleitoral é responsável por coordenar e conduzir o processo de eleição para os órgãos diretivos do Sindicato. Ela é composta por três associados, eleitos em assembléia, e um representante de cada chapa registrada para concorrer à eleição. A indicação desse representante acontecerá no encerramento do prazo para registro das chapas. A comissão eleita na assembléia de terça-feira é composta por Emanuel Messias Júnior e Washington Nascimento de Souza, integrantes da Chapa dos Bancários, e Aroldo Max Andrade Vieira, indicado pela Chapa Movimento dos Bancários Tá na Hora de Mudar.
Conforme Estatuto do Sindicato dos Bancários de Sergipe, a eleição acontece de três em três anos e deverá ser realizada a partir da segunda quinzena de maio. “É um momento rico para a categoria refletir sobre o trabalho desenvolvido pela direção do Sindicato. Além disso, renovar seus compromissos e suas cobranças em relação ao conjunto de propostas que irão compor a ação sindical dos bancários de Sergipe para o próximo triênio”, avalia Milton Bispo, presidente do Sindicato.
Dirigentes
A eleição tem o objetivo de renovar os órgãos da direção do Sindicato, que são: diretoria executiva, composta pelo presidente e dez secretários executivos; conselho de diretores, com vinte membros, e o conselho fiscal, com cinco membros. No total, 36 bancários dirigem sua entidade sindical em Sergipe.
Somente os bancários sindicalizados poderão votar. O pleito é realizado através de urnas itinerantes, que percorrem as seis regiões da capital e as sete do interior. Nos dias da eleição, os bancários também poderão encontrar uma urna fixa na sede do Sindicato.
Fonte: Márcia Santos – Seeb SE