Faleceu nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, o ex-presidente da Fenae, Jose Gabrielense Gomes Duarte. Ele foi o segundo presidente da Federação, no período de 1982 a 1986.
Gabrielense tinha câncer no fígado e morreu vítima de complicações causadas pela doença. O velório será na Capela E do Cemitério São Francisco Xavier, no Caju (RJ). O sepultamento está previsto para as 12h desta quarta-feira (12).
Ele era economista e contador. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 18 de setembro de 1951, tendo ocupado diversas funções. Aposentou-se como Superintendente de Loterias, em 19 de setembro de 1987. Foi vice-presidente da Apcef/RJ e assumiu a presidência da Associação em 1963, quando o presidente da entidade se afastou.
Sua gestão na Fenae foi marcada por um período de transição do movimento associativo, momento de muita luta. Obteve vitórias importantes no período, como a jornada de seis horas, o direito à sindicalização para os empregados da Caixa e parte da paridade para os aposentados.
A Fenae lamenta a morte de Grabielense e se solidariza com familiares e amigos.