O socialista François Hollande venceu o primeiro turno das eleições presidenciais na França no domingo (22), com 28,63% dos votos, à frente do presidente Nicolas Sarkozy, que obteve 27,18%, segundo dados do Ministério do Interior.
Esta foi a primeira vez que um presidente francês concorrendo à reeleição não conseguiu vencer o primeiro turno desde a Quinta República Francesa, iniciada em 1958.
Os dois vão se enfrentar no segundo turno, marcado para 6 de maio. Segundo três pesquisas realizadas logo após o encerramento do primeiro turno, Hollande se mantém favorito e ganharia com facilidade o segundo turno.
Segundo uma pesquisa do instituto Ifop, Hollande venceria o segundo turno com 54,5% dos votos, enquanto o presidente Sarkozy obteria 45,5%.
Além da alta taxa de participação na votação, de quase 80%, a outra surpresa no primeiro turno das eleições presidenciais foi o resultado da candidata da extrema direita Marine Le Pen, que obteve 17,9% dos votos e ficou em terceiro lugar na votação.
Le Pen, que disputou pela primeira vez uma eleição presidencial, conseguiu obter o melhor resultado do partido Frente Nacional em sua história. Seu pai, Jean-Marie Le Pen, havia disputado cinco vezes a Presidência.
O candidato Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, associada aos comunistas, obteve 11,11% dos votos.
O primeiro turno das eleições presidenciais foi marcado pelo que analistas viram como “voto de protesto” contra Sarkozy.