Banc rios do Nordeste debatem conjuntura econ“mica

(Teresina) Campanha Nacional e Assédio Moral no Ambiente de Trabalho foram o eixo da discussão da abertura da VI Conferência Regional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (FETEC/NE), dia 21/07, no auditório do Real Palace Hotel, em Teresina (PI). O evento contou com a participação de mais de cem representantes de sindicatos dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Pernambuco.

 

Na oportunidade, a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários do Piauí, De Assis Araújo, chamou atenção para a responsabilidade de discutir diretrizes de uma das categorias mais organizadas do país. Ressaltou também a importância de unir bancários e financiários na luta em defesa dos direitos trabalhistas e registrou a ausência do governador Wellington Dias, cuja presença estava prevista inicialmente.

 

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Pádua Carvalho, da Universidade Federal do Piauí, que falou sobre a conjuntura econômica nacional e internacional. Os temas abordados trataram de desemprego, gestão pública, importação e exportação, juros e divida externa, além de outros assuntos que geraram polêmica entre os conferencistas.

 

“Esperamos muitos debates para que possamos resolver algumas questões e conquistarmos vitória contra os que lucram com o trabalho escravo dos bancários”, declarou o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste (FETEC/NE), Ribamar Pacheco.

 

Sérgio Braga, diretor da Contraf-CUT, acredita que boas propostas surgirão do debate promovido pela Conferência, já que o Nordeste tem dado grande contribuição às discussões nacionais.

 

As atividades de abertura foram encerradas com coquetel e apresentação do Projeto Sabiá. Mantido pelo Programa Fome Zero do Piauí, o projeto tem por objetivo a inclusão social de crianças da periferia através de música, arte e teatro, com orientação para a educação alimentar.

 

A programação do sábado, dia 22, se estendeu durante todo o dia com a análise das propostas para a Campanha Nacional de 2006. Ao final, foram escolhidos os delegados para a Conferência Nacional que acontece de 27 a 30/07, em São Paulo.

 

Fonte: Seebf PI

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram