Nesta sexta-feira, 29 de fevereiro, os dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso, (Seeb/MT) realizaram um ato (café da manhã) em frente à Agência Centro do banco Itaú, em Cuiabá, levando informações sobre as LER/Dort – Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – e também, sobre a necessidade dos trabalhadores denunciarem o excesso de trabalho ao qual são submetidos.
“Esse ato teve como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre as causas das doenças e dos acidentes do trabalho e também divulgar as formas de prevenção das LER/Dort”, explica a secretária de Saúde do Seeb/MT, Italina Facchini.
Foram entregues folders e carta aberta conscientizando também a população, de modo especial, os trabalhadores, sobre os perigos causados por essas doenças ocupacionais. Após o ato, a direção do Sindicato, reuniu com os funcionários da agência do Itaú.
“É preciso que os bancos invistam em condições adequadas de trabalho, dentre elas, a contratação de mais funcionários, de forma a deixarem de exigir dos funcionários o cumprimento de metas abusivas de trabalho”, conclui, Italina Facchini.