Com mais de cinco anos de casa, uma trabalhadora da BV Financeira, que tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito, foi surpreendida quando, em reunião com um chefe e três colegas, escutou deles que havia um problema “pessoal” a ser enfrentado pela equipe. “Disseram que o problema não era profissional e sim pessoal. Que minha voz os irritava. Eu falo alto, eu sei… Mas sou assim e sempre fui uma boa funcionária. Foi muito constrangedor”, conta.
Ao se sentir injustiçada, a bancária acreditou que poderia encontrar uma solução dentro da BV. Assim, relatou a situação ao departamento de Recursos Humanos, pelo telefone. Depois de duas semanas, a funcionária tirou 20 dias de férias e, na volta, foi informada de que seu trabalho continuaria a ser realizado por outro empregado. “Me tiraram todo o serviço. Foi horrível.”
Depois de 15 dias, a empregada foi demitida. “Me disseram que eu não tinha o perfil. Isso porque eu tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito!”, indigna-se.
Denuncie ao Sindicato
Uma das políticas de gestão de pessoas da BV Financeira consiste em fazer o trabalhador acreditar que pode resolver os problemas internamente, por meio do departamento de Recursos Humanos. O banco disponibiliza canais de comunicação “RH com Você”, ouvidoria interna, e “Central RH”, consultoria de processos e atendimento de RH, para “monitorar” o ambiente de trabalho, segundo o site do Banco Votorantim, que detém a financeira.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo orienta os trabalhadores a fazer suas denúncias à entidade da categoria. “O exemplo da BV é um alerta para que os bancários não entrem nessas armadilhas criadas pelos bancos, que demitem quem denuncia ou quem é denunciado, conforme sua conveniência”, previne a secretária-geral do Sindicato Raquel Kacelnikas.
Para denunciar problemas enfrentados no local de trabalho, entre em contato com o Sindicato.