BC reduz tarifa cobrada dos bancos para manter informações de crédito

O BC (Banco Central) reduziu pela metade as tarifas cobradas dos bancos para manutenção do banco de dados sobre operações de crédito, denominado SCR (Sistema de Informações de Crédito).

Desde abril deste ano passaram a ser armazenadas no SCR as operações de crédito iguais ou superiores a R$ 1 mil. Antes disso, os bancos tinham a obrigação de informar somente os empréstimos iguais ou superiores a R$ 5 mil.

Com essa medida, aumentou o número de operações que os bancos passaram a ser obrigados a informar à autoridade supervisora.

Como é cobrado ressarcimento por utilização dos recursos computacionais do Banco Central, os custos dos bancos pelo tráfego de dados foram elevados.

A circular 3.600, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, reduz praticamente pela metade o custo dessas tarifas para compensar o aumento das operações que passam a ser declaradas pelo sistema financeiro.

No SCR são registrados empréstimos e financiamentos, adiantamentos, operações de arrendamento mercantil, coobrigações e garantias prestadas, compromissos de crédito não canceláveis, operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar e demais operações que impliquem risco de crédito, de pessoas físicas e jurídicas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram