Lupi prevê criação de 1,5 milhão de empregos no primeiro semestre

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou nesta quarta-feira (14) que a criação de empregos formais no primeiro semestre deve mostrar um novo recorde histórico no período, com 1,5 milhão de novas vagas.

Os resultados finais dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho e do primeiro semestre, serão divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.

O atual recorde histórico para um primeiro semestre foi registrado em 2008, quando foram abertas 1,36 milhão de vagas de emprego formal. No ano passado, com a crise financeira, foram criados 299 mil empregos nos seis primeiros meses do ano.

De janeiro a maio de 2010, os números do governo mostram que 1,26 milhão de postos de trabalho formais foram abertos – valor que é também recorde para este período. A série histórica do Caged tem início em 1992. Pela estimativa do ministro, cerca de 240 mil empregos devem ser criados no mês de junho.

Segundo Lupi, a economia brasileira não está desacelerando, apesar de indicadores do BC mostrarem que o Produto Interno Bruto (PIB) teria parado de crescer em maio após 16 meses. “Isso [dado do BC] não preocupa. Pode não estar crescendo tanto. É diferente de diminuir. Os dados do emprego que eu tenho são muito positivos”, disse o ministro a jornalistas.

O ministro reiterou que prevê a criação de 2,5 milhões de empregos com carteira assinada em todo ano de 2010, o que, se confirmado, também representará novo recorde da série histórica. Deste modo, seriam abertas cerca de 1 milhão de vagas no segundo semestre deste ano.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram