(São Paulo) Os associados do Plano 1 da Previ recebem no próximo dia 20 de julho todo o montante pago com as contribuições desde janeiro passado. A partir deste mês, as contribuições dos ativos e aposentados estarão suspensas. As conquistas fazem parte do acordo negociado entre os representantes dos bancários e o Banco do Brasil e aprovado em plebiscito.
As demais medidas acordadas para o uso parcial do superávit da Previ, cuja incorporação ao Regulamento do Plano 1 já foi aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo, ainda dependem de mais algumas etapas, conforme explica José Ricardo Sasseron, diretor de Seguridade eleito da Previ.
Primeiro é preciso a aprovação formal da diretoria do Banco do Brasil. Em seguida o Departamento de Controle das Estatais (Dest) avalia e encaminha o acordo para a aprovação da Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Somente após a manifestação desses órgãos, será possível implementar as outras medidas.
“Os dirigentes eleitos que representam os funcionários na Previ e os sindicatos estão pressionando para que todos estes passos sejam cumpridos o mais breve possível”, afirma Sasseron.
Veja o que garante o acordo
* Aumento do teto de 75% para 90%
* Proporcionalidade da Parcela Previ
* Suspensão das contribuições por um ano
* Implantação da tábua de mortalidade pós-67
* Implantação da tábua de mortalidade pré-67
* Aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos
* Benefício adicional para quem contribuiu por mais de 30 anos
* Realinhamento contábil dos balanços de 2006
Fonte: Contraf-CUT