Semin rio Nacional da Contraf-CUT debate diversidade nos bancos

(São Paulo) A Contraf-CUT realiza nos próximos dias 20 e 21 de junho o 2º Seminário Nacional sobre Diversidade nos Bancos. O evento tem o apoio e a parceria da Fetec CUT/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

 

Segundo a secretaria de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Arlene Montanari, o principal objetivo do Seminário é elaborar propostas para eliminar as desigualdades ainda existentes dentro dos bancos, sejam na contratação ou na ascensão profissional. “Queremos a inclusão com qualidade e oportunidade para todos. A diversidade não abrange só mulheres, negros e homossexuais. É um debate muito mais amplo, que queremos enriquecê-lo com este evento”, explicou.

 

Arlene destaca outros objetivos, como atualizar as informações sobre a diversidade nos bancos e ampliar a organização da luta, desde a Contraf-CUT até os sindicatos, passando pelas federações. “O mais importante é que este Seminário vai elaborar propostas. A diversidade é um tema que sempre esteve presente em nossas reivindicações. Mas agora é hora de garantirmos um debate sério com os banqueiros para melhorarmos a realidade no mundo do trabalho”, disse.

 

O Seminário é voltado para dirigentes de sindicatos e federações filiados à Contraf-CUT e as inscrições vão até o próximo dia 14. Os interessados deverão preencher e enviar a ficha de inscrição já remetida pela Contraf-CUT para o e-mail [email protected], com cópia para [email protected], ou pelo fax (11) 3361-9511, aos cuidados de Bel Mariano. Não haverá taxa de inscrição e cada entidade é responsável pelo custeio com deslocamento, alimentação e hospedagem dos seus representantes.

 

Amplo debate

Além de elaborar propostas, o Seminário vai promover um amplo debate a respeito da diversidade nos bancos. Já confirmaram presença Otávio Brito Lopes, vice-procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, e Márcia Vasconcelos, da OIT Brasil. A Contraf-CUT também convidou a diretoria dos bancos para apresentarem seus programas de diversidade.

 

“O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, ABN/Real e HSBC já confirmaram a participação. Mas infelizmente há outros bancos que, apesar dos insistentes contatos, ainda não nos deram retorno. A programação nem pôde ser fechada ainda por causa disso, mas até sexta-feira vamos definir e divulgar o programa”, afirmou Arlene.

 

A sindicalista conta que os organizadores do Seminário estão estudando os balanços sociais do banco para debater com as empresas durante o evento. “Queremos acompanhar de perto os programas adotados pelas instituições financeiras. Principalmente neste momento em que garantimos a criação do chamado ‘Mapa da Diversidade’ nos bancos. Em abril ocorreu na Câmara dos Deputados a 7ª reunião sobre o Pacto da Diversidade no Setor Bancário. O censo será aplicado em vários módulos até o começo do ano que vem e a participação do movimento sindical é muito importante nesse processo. Aplicada corretamente, a pesquisa vai nos dar um fiel retrato da diversidade no setor”, concluiu Arlene

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram