A UNI Jovens Américas iniciou na manhã desta quarta-feira, 20 de outubro, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo, seminário sob o tema Gênero e Emprego Verde com dirigentes sindicais de diversas categorias do setor de serviços de países como Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai, Caribe, Nicarágua e Peru.
O objetivo do evento é fazer com que os jovens tenham uma visão ampla em relação à internacionalização das empresas nacionais nos últimos tempos.
O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, saudou todos presentes no encontro e destacou a importância do debate entre os jovens para formação do dirigente sindical. “É num espaço como este que nos tornamos dirigente sindical. Ninguém nasce sindicalista, aprendemos no dia-a-dia e com as injustiças que nos deparamos na vida, por isso tenho muito orgulho de ter escolhido ser dirigente sindical. Muito de meu conceito ético e moral devo ao aprendizado na defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirma o dirigente sindical.
Para Adriana Magalhães, coordenadora do Comitê da Juventude da UNI Jovens Américas e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, “é preciso que o trabalhador tenha uma estratégia frente à internacionalização das empresas, uma vez que o continente americano é formado principalmente por jovens”.
O evento continua nesta tarde com exposição sobre empregos verdes e trabalho decente com o coordenador da área de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Paulo Sérgio Muçouçah. O encontro termina nesta quinta-feira, dia 21.