Os bancários da região de Salgueiro já começaram os ensaios para a Campanha Nacional deste ano. No último sábado, dia 21, eles participaram do Encontro dos Bancários do Interior, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Quem abriu a programação foi Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. Ele explicou aos presentes o passo a passo da Campanha: encontros estaduais, regionais e nacional; elaboração da minuta; composição do Comando Nacional; negociação com os banqueiros; e mobilização dos bancários.
O Sindicato aproveitou para levar aos participantes a consulta sobre reivindicações e estratégias de Campanha. “Este encontro foi muito produtivo e importante para levarmos aos bancários do interior todas as informações sobre a Campanha Nacional”, destaca a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, que também apresentou dados sobre a campanha aos bancários e falou sobre as atividades dos 80 anos do Sindicato e as ações que a entidade mantém na Justiça em prol dos trabalhadores.
Segundo Jaqueline, o Sindicato também ouviu as reivindicações dos bancários e apresentou os temas que serão eixos da Campanha Nacional 2011: emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, segurança e sistema financeiro. “A participação dos bancários foi muito boa. Além de trabalhadores de Salgueiro, estavam presentes funcionários dos bancos de outras cidades, como Cedro e Floresta”, destaca.
Outro momento importante foi a exibição de um vídeo sobre as lutas e conquistas da categoria no que se refere a gênero, combate ao assédio sexual e relações compartilhadas. E, finalmente, um almoço de confraternização fechou a programação, ao som do cantor e músico Régis, que é cadeirante.
“A participação de Régis foi muito boa, pois durante o Encontro falamos muito sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Aliás, a igualdade de oportunidades é um tema que estará presente nesta Campanha”, diz Jaqueline.
Para o secretário de Bancos Privados do Sindicato, Geraldo Times, encontros como esse ajudam a ampliar a presença do Sindicato no interior do estado.
Formação
O Encontro também serviu como formação para os novos diretores do Sindicato, que puderam conhecer melhor os anseios dos bancários do interior e a estrutura da Campanha Nacional. Além de Jaqueline Mello e Geraldo Times, participaram do Encontro os diretores Adeílton Filho e Fábio Sales (da área de Salgueiro), e Alan Patrício, Sandra Trajano, Tereza Souza, Epaminondas Neto, Luiz Freitas e o diretor de base Carlos Santos, que trabalha na Caixa de Salgueiro, além dos funcionários Luizete, da subsede de Salgueiro, e Draiton, da subsede de Arcoverde.