Carta Capital: Medo e pânico na Bolsa de São Paulo

A ansiedade provocada pela não aprovação do pacote de ajuda às instituições financeiras prometido pelo governo norte-americano provocou a interrupção do pregão da Bovespa na tarde desta segunda-feira, o que não acontecia desde 11 de setembro de 2001, dia dos antentados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

O circuit-braker, mecanismo destinado a evitar perdas maiores no mercado de ações, foi acionado quando o índice que mede a movimentação do mercado de ações registrou perda de 10,16%. Por definição, as operações na bolsa são retomadas 30 minutos após a interrupção forçada, o que no caso de hoje aconteceu às 15h20.

Em um movimento complementar, os contratos de dólar futuro chegaram a ter sua negociação interrompida por cerca de 15 minutos na tarde desta segunda-feira, ao atingir o teto permitido de R$ 1,97.

O pacote do governo dos EUA, que prevê cerca 700 bilhões de dólares para comprar créditos podres, foi rejeitado pela Câmara norte-americana por 228 a 205, com votos não apenas de congressistas republicanos, mas também de seus pares democratas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram