O Banesprev apresentou na última semana de fevereiro o balanço do ano de 2012 e os estudos atuariais ao Comitê Gestor do Plano Pré-75 e ao Comitê Gestor do Plano II e VI. Na próxima semana, os números serão mostrados ao Conselho Fiscal e ao Conselho Deliberativo da entidade, ainda sem a posse dos novos eleitos. Com a apresentação desses dados, a insatisfação e as críticas avolumaram-se contra a gestão do Banesprev.
Para o representante eleito do conselho deliberativo do Banesprev e presidente da Afubesp, Paulo Salvador, o período será de intenso debate sobre os déficits, apropriação de resultados, custeio extraordinário, mudanças de premissas, atitudes da diretoria executiva e dos atuários.
“A representação quer discutir com o presidente do Santander, Marcial Portela, a solução desses problemas”, ressaltou a representante eleita do Conselho Deliberativo do Banesprev e secretária de finanças do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa.
Plano II
Na reunião do Comitê Gestor do Plano II, os representantes eleitos registraram a necessidade da presença do atuário para esclarecer, dentre alguns pontos, a alteração das premissas apresentadas, que trazem impactos consideráveis no resultado do Plano II.
A direção do fundo irá agendar uma reunião com os representantes do Comitê Gestor com a presença do atuário o mais breve possível, antes da assembleia de prestação de contas, que está agendada para o dia 6 de abril.
“São diversos pontos a esclarecer, precisamos entender o porquê da atual gestão fazer estas alterações agora”, afirmam os representantes eleitos no Comitê Gestor do Plano II, Walter Oliveira, Camilo Fernandes e Vera Marchioni. “Em nosso entendimento, algumas dessas premissas alteradas não precisariam ser feitas neste momento, podendo ser melhor avaliadas em um momento mais favorável para o plano”, concluíram.
Plano Pré-75 (Fundão)
Os participantes do Plano Pré-75, conhecido como “Fundão”, através dos seus representantes do Conselho Deliberativo específico do plano, registraram seu posicionamento, contestando veementemente o parecer do atuário referente ao plano no exercício de 2012. Nesse documento os representantes dos participantes apontam diversas ambigüidades e contradições que comprometem a conclusão desse parecer.