Ao discursar em Plenário na sexta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a disposição do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, de substituir o fator previdenciário por outra fórmula de cálculo das aposentadorias. Paim informou que, visando elaborar uma alternativa, técnicos do Senado e de seu gabinete vêm se encontrando semanalmente com técnicos desse ministério.
Instituído em 1999, o fator previdenciário consiste numa fórmula matemática que considera o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida da população no momento da aposentadoria. Seu objetivo é incentivar as pessoas a permancerem mais tempo no mercado de trabalho (sob pena de redução do valor do benefício), retardando assim suas aposentadorias e, consequentemente, reduzindo as despesas previdenciárias do governo federal.
Paim é um dos principais críticos desse mecanismo e é autor do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário – a proposta foi aprovada no Senado e tramita atualmente na Câmara dos Deputados.
O senador pelo Rio Grande do Sul também citou diversas declarações que Garibaldi fez na quinta-feira (14), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Segundo Paim, Garibaldi Alves teria dito que é uma “hipocrisia” não reconhecer que o fator previdenciário prejudica os mais pobres. Também teria afirmado que esse fator é o “calcanhar-de-aquiles” dos aposentados.