(São Paulo) O Sindicato de São Paulo investiga denúncia de descumprimento das normas de admissão de funcionários em processo de experiência, conhecida como LIC (Livro de Instruções Codificadas), na central de atendimento do Banco do Brasil, no complexo Verbo Divino. Pelo menos três bancários em fase de experiência já foram demitidos.
A alegação da gerência da central é que os atendentes não possuem o perfil necessário para o cargo. "O LIC orienta para que se evite excessivo rigor na avaliação para que não se ponha fim a uma carreira promissora. Existe, portanto, uma contradição entre o que banco prega e o que ele faz", afirma o funcionário e diretor do Sindicato Cláudio Luiz de Souza.
Um dos demitidos, Roberto Cecílio Danhão, afirma que não teve durante os treinamentos nenhum comportamento que justificasse o seu desligamento. "Não tive nenhum problema de relacionamento e nem operacional", lamenta Roberto. Já houve duas reuniões entre a direção do banco e o Sindicato para reavaliar a demissão do Roberto.
O Sindicato recebeu também várias denúncias sobre o comportamento de um ex-auditor que foi promovido a gerente. Ele é acusado de falta de critérios, rigor excessivo e subjetividade nas avaliações. "É importante que esse gerente tenha consciência da sua responsabilidade e não cometa abusos nas atribuições da sua função", afirma o dirigente do Sindicato.
Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP