Faltam menos de duas semanas para terminar o período de coleta de adesões aos dois abaixo-assinados por um acordo global com o HSBC e com o Santander. O prazo definido pela UNI Finanças vai até o dia 26 de abril. O objetivo é buscar assinaturas de bancários, visando reforçar a campanha mundial lançada nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo, com o apoio da Contraf-CUT, sindicatos e federações.
A intensificação da coleta de assinaturas foi um dos temas da teleconferência promovida na manhã desta quarta-feira, dia 14, pela UNI Finanças entre os integrantes dos Grupos de Coordenação da Aliança Sindical Global do Santander e do HSBC. Pelo Brasil, participaram o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa, e o diretor da Contraf-CUT, Sérgio Siqueira.
“Orientamos as entidades a intensificar a coleta de assinaturas nos locais de trabalho, organizando caravanas nas agências e promovendo atividades nas maiores concentrações”, propõe Ademir. “O tempo está voando e não podemos deixar para os últimos dias a importante tarefa de buscar adesões”, salienta o dirigente da Contraf-CUT.
“O Brasil é uma referência de luta dos trabalhadores, especialmente os bancários, por direitos como condições de trabalho, remuneração e qualidade de vida dignos. Temos de voltar a dar o exemplo com uma grande coleta de assinaturas”, ressalta Rita.
> Clique aqui para baixar o abaixo-assinado do Santander
> Clique aqui para baixar o abaixo-assinado do HSBC
Veja os prazos para coleta e envio dos abaixo-assinados:
Até 26 de abril – coleta de assinaturas dos bancários pelos sindicatos e federações
Até 27 de abril – envio dos abaixo-assinados para a Contraf-CUT pelo fax (11)3101-1685 ou pelo e-mail (listas escaneadas) [email protected]
Até 29 de abril – prazo final para a Contraf-CUT remeter as listas para a UNI Finanças
1º de maio (dia do trabalhador) – envio das listas pela UNI Finanças para as direções mundiais do HSBC e Santander
HSBC: adesões também de clientes e petição online
Conforme orientação da UNI Finanças, os sindicatos também podem coletar adesões de clientes ao abaixo-assinado do HSBC. Foi ainda disponibilizado no site do sindicato que representa 3 milhões de trabalhadores do setor financeiro uma petição online para reforçar a campanha mundial por acordo global com o banco inglês.
> Clique aqui para assinar a petição online por acordo global com HSBC
“Chamamos todos os sindicatos a intensificar a coleta de assinaturas, pois é de grande importância que o Brasil colha número significativo de adesões para o acordo global com o HSBC e o Santander”, ressalta Sérgio Siqueira. “Essa força-tarefa está acontecendo em todo o mundo”, conclui o diretor da Contraf-CUT.